>

Prosopopeia

20/10/2021

Ceará | 22min | Ficção | 2021
Direção: Andréia Pires

 

Que grata surpresa foi o filme Prosopopeia, de Andréia Pires. Tenho a impressão que, quando pensamos em ficções em curtas metragens, imaginamos filmes simples, uma história ligeira e barata. Prosopopeia quebra qualquer expectativa dessas por ser inteiramente cantado.

Uma trupe está presa em casa, cada um pensando como resolver o problema que é a vida. Tanta arte não conseguiria ficar ali confinada por muito tempo, ela precisa explodir.

Andréia dirigiu, escreveu o texto e compôs todas as músicas! Isso é bastante louvável, ainda mais quando o resultado é aquele que vemos na tela.

Fiquei pensando em algo que se pareça com este filme e pensei na série da Globo, “Hoje é dia de Maria”. Mas ao compararmos as duas obras, a gente vê quem veio primeiro. Na produção global, o que é trabalhado para virar estilo, é a matéria prima de Prosopopeia, porque é o viver cotidiano de seus realizadores.

O cinema do Ceará faz tempo que está mandando muito bem e, para finalizar, se interessar a alguém, gostaria de dizer que Prosopopeia foi um filme que me deixou feliz.

 

[Por Ítalo Damasceno]