>

O que você ativa com o seu cinema?

24/08/2021

A 6ª edição da Parada de Cinema vem com algumas novidades. Pensando em tornar mais prática e acessível a submissão dos filmes, a convocatória será única e geral, para filmes experimentais, ficção e documentário. 

Podem participar filmes produzidos em 2020 até a presente data, realizados em território brasileiro. Curta-metragens devem ter até 20 minutos de duração. Média e longa, a partir de 40 minutos. A resolução permitida é 1080 x 1920 (full hd) e 2k. Os selecionados receberão premiação de R$ 700,00 (curta-metragem) e R$ 2.000,00 (média e longa-metragem). Confira aqui o regulamento.

Clique para inscrever seu filme!

Este ano, a curadoria será compartilhada entre Tássia Araújo, artista audiovisual e documentarista, e a pesquisadora e curadora Janaína Oliveira. “A ideia é trazer um outro olhar para a Parada de Cinema,  expandindo público e articulações”, explica Tássia que é curadora e produtora da mostra há sete anos. “Janaína é uma mulher negra que realiza festivais e pesquisa cinematografia negra e africana, e isso vai diversificar e trazer um olhar compartilhado”.

Mesmo enfrentando um dos momentos mais críticos para a produção audiovisual em todo o mundo, a Parada de Cinema procura estratégias para existir e manter sua continuidade. Os filmes exibidos em streaming durante a programação – de 16 a 19 de outubro – recebem premiações em dinheiro, valorizando o trabalho audiovisual e reconhecendo gastos com equipe e produção. “Acredito que teremos muitas inscrições de filmes feitos durante a pandemia e vai ser muito bom poder não só ofertar como reconhecer isso”, pontua Araújo. 

Os filmes selecionados ficarão disponíveis durante 10 dias aqui no site, com acesso gratuito. Não perca!